MULHERES NO COMANDO - Uma loja de acessórios para caminhões comandada por mulheres

05/10/2022
Em um universo masculino, elas comandam uma das maiores distribuidoras de acessórios para caminhões de Cascavel no Paraná.

Todo caminhoneiro gosta de ter seu “cargueiro” arrumado e “qualificado” no trecho. Para isso ele precisa de acessórios. Agora imagine você entrando em uma loja de acessórios para caminhões e ser atendido somente por Mulheres.

Essa é a rotina de quem é cliente da Central Distribuidora de Acessórios em Cascavel no Paraná.

Sob o comando de Dna. Marli, ela, a filha Andreia e mais 3 colaboradoras: Fernanda, Cíntia e Cristiane, dominam um universo em que pouco se vê mulheres no atendimento.

CARRETA ON LINE

Hoje em dia o preconceito é muito menor, muitas pessoas que chegam na empresa se surpreendem ao encontrar uma empresa só de mulheres do ramo de linha pesada. Antigamente sempre existia uma desconfiança quando se encontrava uma mulher em cargos 

na linha pesada, mas hoje em dia é natural, esse espaço já foi conquistado e cada dia mais esta se solidificando, comenta Marli.

Mas ser mulher não implica em ser menos competente, já que vem de uma família em que o mundo dos caminhões já faz parte há algum tempo.

Há 20 anos atrás, quando comecei a trabalhar com venda de peças de caminhões, a dificuldade era muito maior, muitos caminhoneiros não aceitavam ser atendidos por mulher. Muitos falavam claramente que não queriam ser atendidos por mim, por ser mulher. Hoje em dia, com o passar dos anos, a mulher foi ganhando espaço, aos poucos os clientes foram vendo que temos a competência para vender e atender eles, comenta Fernanda.

A mulher é considerada o sexo frágil, mas não é só de força física que se vive as vendas. Empatia, paciência, e a habilidade de comunicação fazem a diferença quando o atendimento é feito por uma mulher. Hoje em dia já ocupamos espaços que há alguns anos não se imaginavam, a mulher é muito mais do que capaz de conhecer e entender muito bem da linha pesada, finaliza Andreia.

 

Um pouco da história.

Seu José Nilson, esposo da Dona Marli, é proprietário de auto peças desde 1992. Foi aí que surgiu o interesse e envolvimento pelo setor de auto peças e acessórios para a linha pesada.

Em 2004, ele e a Dona Marli, abriram a Central Distribuidora de Acessórios, com objetivo de suprir as necessidades da auto peças própria da família e também de toda a região.

Atualmente a empresa é administrada pela Dona Marli e sua filha Andreia. As vendas são realizadas para todo o Brasil e ambas têm como propósito oferecer produtos de qualidade e atendimento diferenciado quando se tratar de acessórios para caminhões.